Pular para conteúdo

Ânima - Relações com Investidores

Histórico e Perfil Corporativo

A Ânima Educação é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do País, tanto em termos de receita como em número de estudantes matriculados. Em dezembro de 2020, o Ecossistema Ânima soma cerca de 140 mil estudantes, com instituições localizadas nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Bahia e Sergipe.

Somos uma organização com um posicionamento diferenciado quando comparada a outras empresas do setor, inclusive às companhias educacionais de capital aberto. Isso porque conseguimos conciliar escala com oferta de ensino de alta qualidade, comprovado por meio de indicadores do MEC.

Com quase duas décadas de experiência no setor de ensino superior brasileiro, a Ânima reúne doze Centros Universitários: (i) dois em Belo Horizonte/MG (Una e UniBH); (ii) um em Bom Despacho/MG (Una); (iii) um em Betim/MG (Una); (iv) um em Uberlândia/MG (Una); (v) dois em Curitiba/PR (Unisociesc e Unicuritiba); (vi) um em Joinville/SC (Unisociesc); (vii) um em Blumenau/SC (Unisociesc); (viii) um em Santos/SP (São Judas – Campus Unimonte); (ix) um em Paripiranga/BA (Ages); e (x) um em Guanambi (Unifg).

A Universidade São Judas Tadeu (São Judas) na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo e campus fora de sede na cidade de Cubatão, Estado de São Paulo;

Outras Faculdades, nas cidades de (i) Conselheiro Lafaiete; Contagem, Divinópolis, Pouso Alegre, Itabira, Sete Lagoas e Vespasiano (localizadas no Estado de Minas Gerais); (ii) Itumbiara, Catalão, Jataí (localizadas no Estado de Goiás); (iii) Balneário Camboriú, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul (localizadas no Estado de Santa Catarina); (iv) Lagarto (localizada no Estado do Sergipe); (v) Tucano, Jacobina e Senhor do Bonfim (localizadas no Estado da Bahia).

Mais do que isso, o portfólio da Ânima inclui também a HSM, a HSM University, a EBRADI (Escola Brasileira de Direito), a Le Cordon Bleu – São Paulo, a SingularityU Brazil, a Inspirali, o Instituto Ânima e a Medroom. A HSM é uma plataforma de soluções educacionais integradas que promove a atualização e o desenvolvimento de executivos e gestores em todo o Brasil por meio de produtos customizados que privilegiam o aprendizado, a troca de experiências e o networking. A EBRADI é uma marca da Ânima, lançada no fim de 2016, para oferecer ensino e capacitação jurídica on-line para todo o país. Seu portfólio inclui cursos de pós-graduação e extensão em Direito, além de cursos preparatórios para o exame da OAB, tendo professores que são referências do País em seus segmentos. Já o Le Cordon Bleu – São Paulo é o primeiro instituto no Brasil da famosa escola francesa de artes culinárias. 

 

Trajetória de Crescimento | Ânima Educação

Como tudo começou | Era 06 de maio de 2003 quando a Ânima iniciou sua história. Tudo começou com a aquisição da Minas Gerais Educação Ltda., mantenedora do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte, instituição tradicional de ensino superior da capital mineira. Durante três anos, a dedicação dos fundadores - os empresários Daniel Faccini Castanho, Maurício Nogueira Escobar e Marcelo Battistella Bueno – foi totalmente concentrada na reestruturação administrativa, acadêmica e financeira daquele centro universitário. 

Já em 2006, a Ânima deu um novo passo para o seu desenvolvimento com a chegada ao grupo da Associação Educacional do Litoral Santista – AELIS, mantenedora do Centro Universitário Monte Serrat, conhecido como Unimonte. Criada em 1971, a instituição de Santos, no litoral do estado de São Paulo, também necessitou de um intenso trabalho de ajustes administrativos, acadêmicos, financeiros e, ainda, de imagem e de pessoas.

Após um ciclo de mais três anos, em 2009 a Ânima ampliou sua presença em terras mineiras, passando a ter entre suas instituições o Centro Universitário de Belo Horizonte, o UniBH, outra tradicional escola de nível superior da capital mineira. Assim como os exemplos da Una e Unimonte, ocorreu uma significativa reestruturação do UniBH, que vivia delicada situação financeira no momento em que integrou o rol de instituições da Ânima.


De 2013 a 2019 | Houve um hiato de quatro anos para que o grupo ampliasse sua força. Em 2013, a Ânima adquiriu 100% de participação da HSM, empresa com mais de 30 anos de história, dona do maior ecossistema de educação executiva do País e referência em toda a América Latina na realização de grandes eventos de negócios e gestão empresarial, além de oferta de serviços educacionais. No mesmo ano, o grupo estreou suas ações na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa. Na temporada seguinte, em 2014, a Ânima adquiriu a Universidade São Judas, em São Paulo, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do estado paulista, reconhecida por seu forte rigor acadêmico, alta qualidade de seus cursos e um corpo docente e técnico administrativo altamente capacitados.  

O ano de 2016 representou um marco importante na rota de evolução da Ânima. O grupo viveu uma temporada marcada por muitas novidades, que consolidaram os esforços para a ampliação de sua atuação e da busca por levar seu propósito para um número ainda maior de brasileiros. A aquisição da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), de Joinville (SC), marcou o início das operações no eixo Sul do País. A atuação da Sociesc se caracteriza ainda pelo forte relacionamento com os setores produtivos locais, sendo líder também nas atividades de capacitação empresarial e apoio ao desenvolvimento das empresas da sua região, sendo também referência e conveniada exclusiva da FGV nas praças que atua em Santa Catarina.

Além dela, a Ânima ainda reforçou sua presença em território mineiro com a compra da Alis Educacional e, também, da Faculdade Politécnica de Uberlândia, instituições que foram vinculadas à marca Una posteriormente. Ainda em 2016, o grupo firmou parceria com a secular rede internacional de culinária francesa Le Cordon Bleu, inaugurando em 2018, em São Paulo, a primeira escola do instituto no Brasil. 

Também neste mesmo ano, a São Judas manteve seu caminho de expansão no estado de São Paulo com a inauguração de três unidades na Capital: Paulista, Santo Amaro e Jabaquara, além de fincar sua marca na região da Baixada Santista, a partir da transformação da Unimonte (adquirida em 2006) em Centro Universitário São Judas Tadeu | Campus Unimonte. O período também marcou a compra da Faculdade Divinópolis, em Divinópolis (MG), e do Cesuc, em Catalão (GO), instituições que foram ligadas à marca Una, além da aquisição da Faculdade Jangada, em Jaraguá do Sul (SC), que foi vinculada na sequência à marca UniSociesc. 

Outro grande marco de 2018 foi a implementação do ensino referenciado por competências, chamado de Ecossistema Ânima de Aprendizagem (E2A). Foi a primeira organização de ensino superior do país a adotar esse modelo de forma ampla, já que contempla todas as instituições do grupo. O Ecossistema se baseia em três pilares: 1) trajetória personalizada com conteúdos flexíveis; 2) foco no projeto de vida e na carreira dos estudantes; 3) docentes mentores.

Em novembro de 2019, se deu a assinatura do Instrumento Particular de Opção de Aquisição da Mantença de Instituição de Ensino Superior e Outras Avenças, com a Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, que possui presença substancial em duas regiões de Santa Catarina, com ensino presencial em seis diferentes cidades: Tubarão, onde está sediada, Florianópolis, Palhoça, Braço do Norte, Içara e Araranguá, com um total de aproximadamente 20 mil alunos, sendo 1,3 mil alunos de Medicina, e poderá chegar na maturidade a até 2.058 alunos.

Em dezembro de 2019 foi celebrado, por meio de nossa subsidiária integral VC Network Educação S.A., um negócio jurídico que resultará na aquisição da totalidade das cotas da Administradora Educacional Novo Ateneu Ltda., mantenedora do Centro Universitário – UNICURITIBA, que possui cerca de 5.200 estudantes. Para nós, a integração com o UNICURITIBA intensifica os recentes movimentos promovidos no Sul do País, na busca por ampliar a oferta de educação de qualidade a um número cada vez maior de brasileiros.


Dias atuais | Iniciamos 2020 com resultados positivos e uma estrutura de capital sólida para atravessar os momentos desafiadores trazidos pelo ano. Em março de 2020, começamos a viver uma nova realidade com a pandemia da COVID-19 e entendemos rapidamente que pessoas, empresas, governos e instituições não poderiam mais ser os mesmos.

Fortalecemos e aceleramos diversas das nossas práticas inovadoras. Também nos colocamos à frente a partir da agilidade para a tomada de decisões e a implementação de mudanças, da adaptabilidade à nova forma de interação pessoal e profissional, e da criatividade nas soluções adotadas. Mantivemos uma posição privilegiada no setor educacional, em que todas as atividades de alunos e educadores foram entregues com muita qualidade.

Em maio de 2020, adquirimos 100% das cotas da INOVATTUS EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA., que, por sua vez, é detentora de 51% do capital social do CESUV, sociedade mantenedora da FASEH, que possui cerca de 1.034 estudantes na cidade de Vespasiano, região metropolitana de Minas Gerais. A Faseh possui um curso de medicina, autorizado em 2003, que atualmente conta com 100 vagas, sendo considerado entre os melhores do país, com conceito de curso nota máxima, ou seja 5, resultados de vistoria do Ministério da Educação realizada em 2018, destacando-se pela intensa utilização de tecnologia e equipamentos de ponta. Além da Medicina, a IES conta com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Direito, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, estando sua reputação principalmente estabelecida na área da saúde. Para a Ânima Educação, a integração da FASEH representa o fortalecimento da vertical de saúde, Inspirali, somando um curso de Medicina nota máxima do MEC, adicionando também diferencial estratégico na área da saúde e possível expansão do portfólio, como alavanca de valor incremental.

Em julho de 2020, assinamos uma opção de compra, por meio da subsidiária integral INSEGNARE EDUCACIONAL S.A (“INSEGNARE”) com todos os sócios do CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GUANAMBI S.A. que resultará na aquisição do controle da Sociedade, detentora dos direitos de mantença do Centro Universitário FG – UniFG. Responsável pela formação de 3.800 alunos, o UniFG desenvolve o ensino, pesquisa e extensão por meio de 25 cursos de Graduação - em áreas do conhecimento como Saúde, em especial Medicina, com 50 vagas anuais autorizadas na sede e um novo curso em fase de aprovação na cidade de Brumado, também com 50 vagas anuais, além dos cursos de Direito e Engenharia, e de Pós-Graduação, incluindo um Mestrado em Direito (o 1º no interior do Norte e Nordeste do País).

Em novembro 2020, adquirimos o grupo Laureate, que muito nos orgulha, este é certamente um marco para a história da Ânima Educação. As instituições da Laureate que se unem ao nosso Ecossistema guardam total alinhamento com nosso posicionamento de alta qualidade, com a tradição e origem de nossas marcas e gozam de excelente reputação em seus respectivos mercados. A atuação em geografias complementares e relevantes é mais uma das características desta Transação. Com a aquisição, expandimos nossa presença para mercados que correspondem atualmente a 75% do total de matrículas no ensino superior brasileiro. Além disso, passamos a contar com novas vagas de Medicina em cidades importantes do país que, somadas às vagas atuais, na maturidade, alcançarão um total de 2.260 vagas ou 16.254 alunos, o que nos tornará ainda mais relevantes e destacados entre as organizações privadas de educação do país. As marcas diferenciadas, em localização privilegiada e complementar, a significativa ampliação da atuação no segmento da educação médica, somadas a um amplo leque de sinergias potenciais, fazem desta Transação uma oportunidade única de ampliação de nosso propósito, escala e impacto na sociedade.

A conclusão da Aquisição do grupo Laureate está sujeita ao atendimento a determinadas condições precedentes usuais a esse tipo de operação, tais como, por exemplo, a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Em 18 de novembro de 2020, a Dysgu Educacional Ltda., subsidiária da Companhia, celebrou um Contrato de Compra e Venda de Participação Societária e Outras Avenças e demais instrumentos conexos, visando a aquisição do controle societário da MEDROOM, empresa de base tecnológica (startup) líder no Brasil no desenvolvimento de soluções em tecnologias imersivas (Realidade Virtual – RV e Realidade Aumentada - RA) para educação médica.

Também em 2020, foi inaugurado o Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, fundado pela HSM e a SingularityU Brazil. O hub oferecerá para as startups programas de desenvolvimento de negócios que incluem conexão com grandes empresas, mentoria, espaço de trabalho, programas da SingularityU Brazil, acesso à rede global da Singularity University e a programas específicos realizados internamente com startups e grandes corporações.