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Ânima - Relações com Investidores

Atributos Competitivos e de Qualidade

Temos construído ao longo de nossa história, com base em nossos valores e princípios, uma atuação contemplada por inúmeros atributos de qualidade que certificam a proposta Ânima para a transformação do País pela Educação.

Melhor desempenho do Ensino Superior Brasileiro: No último Censo do MEC/Inep, a Ânima aparece com os melhores resultados do ensino superior nacional. Nossas instituições obtiveram 71% de notas 4 e 5 no IGC, o Índice Geral de Cursos, o principal indicador de qualidade do Ministério da Educação. O desempenho é melhor, inclusive, do que o mesmo parâmetro das instituições públicas (55%), bem como das instituições particulares (18%) e das listadas (11%).

 

ENADE-IDD

 

Evolução Historica

 

Ensino de alta qualidade por meio do Ecossistema Ânima de Aprendizagem (E2A): Somos o 1º grupo do País a criar um modelo de ensino focado em competências. O projeto acadêmico da Ânima valoriza o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, buscando uma formação ampla do profissional, do indivíduo e do cidadão, buscando garantir que os alunos tenham acesso a um ensino acadêmico de qualidade. De acordo com estudos da Hoper, 47,4% dos motivos analisados pelos alunos no processo de escolha da instituição de ensino superior estão relacionados à qualidade¹ das instituições, enquanto apenas 22% está relacionado à localização das instituições. Por meio de uma metodologia própria, o currículo da Ânima traz uma abordagem modular e interdisciplinar, permitindo ao estudante conectar-se com as diferentes disciplinas de cada curso, agregando valor ao seu processo de aprendizado. Isto vai muito além da padronização de currículos, calcada na visão anacrônica, adotada por diversas instituições de ensino no Brasil, de simples repasse de conteúdo. Reconhecendo que, com o advento da tecnologia, o acesso a conteúdo está praticamente universalizado, o foco da Companhia está no desenvolvimento de competências perenes que permitam maior autonomia e uma atuação mais abrangente dos estudantes no exercício de suas profissões.

¹ Foram considerados como motivos relacionados à qualidade os seguintes itens do estudo da Hoper: qualidade, reconhecimento de mercado, recomendação de amigos, tradição e reconhecimento da marca e resultados no Enade.

Modelo de negócios diferenciado: Isso permite um posicionamento privilegiado para que a Ânima aproveite o potencial de crescimento do setor de educação brasileiro. Acreditamos na promoção de um alto padrão de qualidade acadêmica que, aliado a uma forte cultura empresarial, leva a resultados positivos e sustentáveis ao longo do tempo. Além disso, existe uma demanda crescente (pelo MEC, pelo mercado de trabalho e também pelos estudantes) por qualidade no setor de educação no Brasil, colocando o grupo em uma posição diferenciada se comparados a outros grupos educacionais privados. Desta forma, a Ânima acredita possuir uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes que operam no setor privado por estar pronta para acompanhar o crescimento do setor de educação superior, capturando, com isso, mais valor para os acionistas.

Portfólio de marcas com grande tradição e reputação: As marcas de educação no Brasil são essencialmente locais/regionais, salvo exceções normalmente restritas às instituições generalistas de massa ou de nicho, com atuação em uma ou poucas áreas de ensino. A Una, UniBH e Universidade São Judas são marcas com tradição, de mais de 40 anos de história nas regiões em que atuam. A Ânima busca um posicionamento independente e único das marcas, respeitando o posicionamento estratégico e o compromisso com a qualidade de ensino, sem prejuízo de introduzir elementos modernos e inovadores, características essenciais da Companhia. Essa capacidade de criar identidades próprias permite, por exemplo, gerenciar duas instituições de ensino na mesma cidade (Una e UniBH), com posicionamentos de preço e portfólios de cursos similares, de forma bastante sinérgica, atraindo estudantes com diferentes perfis e ampliando a participação de mercado de ambas as instituições, simultaneamente. Desta forma, a marca Ânima funciona como uma importante amálgama, principalmente para o mundo corporativo, fortalecendo o conceito de rede, absorvendo e transferindo credibilidade para as instituições de ensino.

Instituições que são referências em outros segmentos: HSM, EBRADI e Le Cordon Bleu fazem parte do que chamados ‘verticais do conhecimento’, que são unidades de negócio com marcas reconhecidas nacionalmente por sua expertise em determinadas áreas do saber capazes de potencializar as operações locais por meio de uma chancela às marcas locais (co-branding) e desenvolvimento de novos produtos e serviços escalonáveis por meio da rede. Acreditamos que a reputação e posicionamento no mercado contribuíram decisivamente para o sucesso das aquisições que a Companhia fez nos últimos anos, bem como para a integração das instituições adquiridas, e que serão fundamentais na estratégia de crescimento futuro. Com o setor de educação é bastante pulverizado e com várias marcas regionais fortes, a estratégia de preservação das marcas adquiridas potencializa os benefícios decorrentes da reputação regional destas marcas e do reconhecimento dos princípios e valores do modelo de negócios da Ânima, uma vez integradas a rede.

Qualidade em Direito, com o selo OAB Recomenda: Um dos principais referenciais de qualidade de um curso de Direito é o selo ‘OAB Recomenda’. E três instituições de ensino superior da Ânima estão entre as poucas do País a possuir este atributo: Universidade São Judas, UniSociesc, Una (unidade Contagem). São triunfos que representam a tradução de como o modelo EBRADI, outra marca do grupo, em parceria com nossa Vice-Presidência Acadêmica (VPA), é de grande importância para alavancar e potencializar nossos cursos de Direito.

Valorização de pessoas: O desenvolvimento da Ânima está diretamente vinculado às pessoas com as quais o grupo se relaciona, uma vez que o sucesso de uma instituição depende do desenvolvimento de uma cultura organizacional própria e autêntica, baseada em princípios e valores praticados no dia a dia. Dessa forma, o desenvolvimento dos colaboradores e professores é incentivado por meio de iniciativas específicas para cada um dos públicos. Há 16 anos nossos alicerces são fundamentados nos valores transparência, respeito, cooperação, comprometimento, reconhecimento e inovação. São eles que permeiam todas as nossas ações, não apenas quando atuamos corporativamente, mas também – e principalmente – quando nos relacionamos com nossos alunos, colaboradores, parceiros e com todos que estão à nossa volta. É por isso que, entre tantas conquistas, figuramos entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo a pesquisa Great Place to Work (GPTW/Revista Época). Esse é o reflexo do ambiente de trabalho que estamos construindo para nossos professores e colaboradores – pessoas apaixonadas pelo que fazem, que confiam no poder da educação e que acreditam que, juntas, podem mudar o país. Essa missão está gravada no DNA da Ânima e de nossas instituições.

Forte perfil de rentabilidade com crescimento significativo: As operações da Companhia possuem grande rentabilidade e relevante retorno sobre o capital investido. Além disso, ao adquirir uma instituição, busca-se maximizar sinergias e eficiência operacionais e, consequentemente, traduzir essas ações em aumento da rentabilidade de suas operações. A proposta de valor diferenciada e a sólida reputação das marcas Ânima nos permitem praticar mensalidades superiores à média de mercado, que se traduzem em um EBITDA por estudante também maior do que as demais companhias abertas do setor de educação, que têm foco no ensino padronizado, permitindo continuar com crescimento consistente e realizando investimentos em qualidade.

Aproveitamento de oportunidades de consolidação do setor: Parte da estratégia de crescimento da Ânima é fundamentada em fusões e aquisições junto a outras instituições de ensino. Buscamos identificar ativos capazes de agregar valor e competitividade e que, ao mesmo tempo, possam fazer uso da tecnologia curricular, dos processos centralizados e das estruturas corporativas do Grupo. Para isso, temos um rigoroso processo de seleção para possíveis aquisições. A análise considera duas grandes vertentes: (i) a atratividade do mercado e seu ambiente competitivo, avaliada por meio de análises qualitativas e quantitativas que comparam diversos aspectos sociais, demográficos e mercadológicos; e (ii) a atratividade da instituição, avaliada com base em critérios como sua força institucional, riscos e potencialidades em relação a: (a) marca, (b) equipe / capital humano, (c) gestão e potenciais sinergias, (d) aderência ao posicionamento, valores e princípios e cultura organizacional da Ânima e (e) performance financeira e operacional. O CSC do Grupo, ferramenta desenvolvida para lhe proporcionar uma plataforma administrativa, financeira e acadêmica integrada mais eficiente, capaz de catalisar as melhores práticas de cada uma das instituições da Companhia e o padrão de qualidade oferecido em todas as suas unidades, permite fazer com que a integração de novas instituições e unidades de negócio se torne mais ágil e eficaz, possibilitando a redução de custos incrementais e gerando relevantes ganhos de escala. A Ânima acredita que esses fatores lhe permitam integrar aquisições de maneira rápida, eficiente e rentável. Além disso, também consideramos que a capitalização decorrente da Oferta, além de liquidez, aportou flexibilidade no processo negocial, abrindo novas possibilidades. A equipe de expansão da Ânima avalia atualmente oportunidades em 42 cidades do Brasil, buscando instituições de alta aderência ao posicionamento de Educação de qualidade da Ânima, capazes de fortalecer a sua posição competitiva e gerar valor a seus acionistas.