Pular para conteúdo

Ânima - Relações com Investidores

Histórico e Perfil Corporativo

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é um dos maiores e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 385 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. 


Nesses mais de 20 anos de experiência no setor de ensino superior brasileiro, contamos com uma rede de 18 instituições de ensino superior com campi localizados nos Estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e polos de apoio por todo o território nacional. Nossas instituições: UNA, Anhembi Morumbi, UniSociesc, UNIFACS, Milton Campos, São Judas, UNP, UNIBH, UniRitter, AGES, UniFG-BA, FADERGS, UNICURITIBA, FPB, Unisul, FASEH, UNIFG-PE e IBMR. Além de contar com a Inspirali, empresa que reúne todos os cursos de medicina do nosso Ecossistema.


Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. 

 

Trajetória de Crescimento | Ânima Educação

Como tudo começou | Era 06 de maio de 2003 quando a Ânima iniciou sua história. Tudo começou com a aquisição da Minas Gerais Educação Ltda., mantenedora do Centro Universitário Una, em Belo Horizonte, instituição tradicional de ensino superior da capital mineira. Durante três anos, a dedicação dos fundadores - os empresários Daniel Faccini Castanho, Maurício Nogueira Escobar e Marcelo Battistella Bueno – foi totalmente concentrada na reestruturação administrativa, acadêmica e financeira daquele centro universitário. 

Já em 2006, a Ânima deu um novo passo para o seu desenvolvimento com a chegada ao grupo da Associação Educacional do Litoral Santista – AELIS, mantenedora do Centro Universitário Monte Serrat, conhecido como Unimonte. Criada em 1971, a instituição de Santos, no litoral do estado de São Paulo, também necessitou de um intenso trabalho de ajustes administrativos, acadêmicos, financeiros e, ainda, de imagem e de pessoas.

Após um ciclo de mais três anos, em 2009 a Ânima ampliou sua presença em terras mineiras, passando a ter entre suas instituições o Centro Universitário de Belo Horizonte, o UniBH, outra tradicional escola de nível superior da capital mineira. Assim como os exemplos da Una e Unimonte, ocorreu uma significativa reestruturação do UniBH, que vivia delicada situação financeira no momento em que integrou o rol de instituições da Ânima.


De 2013 a 2022 | Houve um hiato de quatro anos para que o grupo ampliasse sua força. Em 2013, a Ânima adquiriu 100% de participação da HSM, empresa com mais de 30 anos de história, dona do maior ecossistema de educação executiva do País e referência em toda a América Latina na realização de grandes eventos de negócios e gestão empresarial, além de oferta de serviços educacionais. No mesmo ano, o grupo estreou suas ações na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa. Na temporada seguinte, em 2014, a Ânima adquiriu a Universidade São Judas, em São Paulo, uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do estado paulista, reconhecida por seu forte rigor acadêmico, alta qualidade de seus cursos e um corpo docente e técnico administrativo altamente capacitados.  

O ano de 2016 representou um marco importante na rota de evolução da Ânima. O grupo viveu uma temporada marcada por muitas novidades, que consolidaram os esforços para a ampliação de sua atuação e da busca por levar seu propósito para um número ainda maior de brasileiros. A aquisição da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), de Joinville (SC), marcou o início das operações no eixo Sul do País. A atuação da Sociesc se caracteriza ainda pelo forte relacionamento com os setores produtivos locais, sendo líder também nas atividades de capacitação empresarial e apoio ao desenvolvimento das empresas da sua região, sendo também referência e conveniada exclusiva da FGV nas praças que atua em Santa Catarina.

Além dela, a Ânima ainda reforçou sua presença em território mineiro com a compra da Alis Educacional e, também, da Faculdade Politécnica de Uberlândia, instituições que foram vinculadas à marca Una posteriormente. Ainda em 2016, o grupo firmou parceria com a secular rede internacional de culinária francesa Le Cordon Bleu, inaugurando em 2018, em São Paulo, a primeira escola do instituto no Brasil. 

Também neste mesmo ano, a São Judas manteve seu caminho de expansão no estado de São Paulo com a inauguração de três unidades na Capital: Paulista, Santo Amaro e Jabaquara, além de fincar sua marca na região da Baixada Santista, a partir da transformação da Unimonte (adquirida em 2006) em Centro Universitário São Judas Tadeu | Campus Unimonte. O período também marcou a compra da Faculdade Divinópolis, em Divinópolis (MG), e do Cesuc, em Catalão (GO), instituições que foram ligadas à marca Una, além da aquisição da Faculdade Jangada, em Jaraguá do Sul (SC), que foi vinculada na sequência à marca UniSociesc. 

Outro grande marco de 2018 foi a implementação do ensino referenciado por competências, chamado de Ecossistema Ânima de Aprendizagem (E2A). Foi a primeira organização de ensino superior do país a adotar esse modelo de forma ampla, já que contempla todas as instituições do grupo. O Ecossistema se baseia em três pilares: 1) trajetória personalizada com conteúdos flexíveis; 2) foco no projeto de vida e na carreira dos estudantes; 3) docentes mentores.

Em agosto de 2019 celebramos a aquisição da AGES, que marca a entrada estratégica da Ânima na Região Nordeste e também o fortalecimento da vertical de Saúde do Grupo. As instituições da AGES estão distribuídas em 5 unidades, sendo um centro universitário localizado na cidade de Paripiranga, Estado da Bahia, quatro faculdades no Estado da Bahia (Cidades de Jacobina, Senhor do Bonfim e Tucano) e uma faculdade em Sergipe (Cidade de Lagarto), contando com aproximadamente 5,6 mil alunos matriculados, incluindo dois cursos de Medicina: um curso já autorizado com 126 vagas anuais, em seu terceiro ano de funcionamento e um curso autorizado em fevereiro de 2020, com início de funcionamento no segundo semestre de 2020, com 50 vagas.

Em novembro de 2019, se deu a assinatura do Instrumento Particular de Opção de Aquisição da Mantença de Instituição de Ensino Superior e Outras Avenças, com a Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, que possui presença substancial em duas regiões de Santa Catarina, com ensino presencial em seis diferentes cidades: Tubarão, onde está sediada, Florianópolis, Palhoça, Braço do Norte, Içara e Araranguá, com um total de aproximadamente 20 mil alunos, sendo 1,3 mil alunos de Medicina, e poderá chegar na maturidade a até 2.058 alunos.

Em dezembro de 2019 foi celebrado, por meio de nossa subsidiária integral VC Network Educação S.A., um negócio jurídico que resultará na aquisição da totalidade das cotas da Administradora Educacional Novo Ateneu Ltda., mantenedora do Centro Universitário – UNICURITIBA, que possui cerca de 5.200 estudantes. Para nós, a integração com o UNICURITIBA intensifica os recentes movimentos promovidos no Sul do País, na busca por ampliar a oferta de educação de qualidade a um número cada vez maior de brasileiros.

Iniciamos 2020 com resultados positivos e uma estrutura de capital sólida para atravessar os momentos desafiadores trazidos pelo ano. Em março de 2020, começamos a viver uma nova realidade com a pandemia da COVID-19 e entendemos rapidamente que pessoas, empresas, governos e instituições não poderiam mais ser os mesmos.

Fortalecemos e aceleramos diversas das nossas práticas inovadoras. Também nos colocamos à frente a partir da agilidade para a tomada de decisões e a implementação de mudanças, da adaptabilidade à nova forma de interação pessoal e profissional, e da criatividade nas soluções adotadas. Mantivemos uma posição privilegiada no setor educacional, em que todas as atividades de alunos e educadores foram entregues com muita qualidade.

Em maio de 2020, adquirimos 100% das cotas da INOVATTUS EMPREENDIMENTOS E PARTICIPAÇÕES LTDA., que, por sua vez, é detentora de 51% do capital social do CESUV, sociedade mantenedora da FASEH, que possui cerca de 1.034 estudantes na cidade de Vespasiano, região metropolitana de Minas Gerais. A Faseh possui um curso de medicina, autorizado em 2003, que atualmente conta com 100 vagas, sendo considerado entre os melhores do país, com conceito de curso nota máxima, ou seja 5, resultados de vistoria do Ministério da Educação realizada em 2018, destacando-se pela intensa utilização de tecnologia e equipamentos de ponta. Além da Medicina, a IES conta com os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Direito, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, estando sua reputação principalmente estabelecida na área da saúde. Para a Ânima Educação, a integração da FASEH representa o fortalecimento da vertical de saúde, Inspirali, somando um curso de Medicina nota máxima do MEC, adicionando também diferencial estratégico na área da saúde e possível expansão do portfólio, como alavanca de valor incremental.

Em julho de 2020, assinamos uma opção de compra, por meio da subsidiária integral INSEGNARE EDUCACIONAL S.A (“INSEGNARE”) com todos os sócios do CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GUANAMBI S.A. que resultará na aquisição do controle da Sociedade, detentora dos direitos de mantença do Centro Universitário FG – UniFG. Responsável pela formação de 3.800 alunos, o UniFG desenvolve o ensino, pesquisa e extensão por meio de 25 cursos de Graduação - em áreas do conhecimento como Saúde, em especial Medicina, com 50 vagas anuais autorizadas na sede e um novo curso em fase de aprovação na cidade de Brumado, também com 50 vagas anuais, além dos cursos de Direito e Engenharia, e de Pós-Graduação, incluindo um Mestrado em Direito (o 1º no interior do Norte e Nordeste do País).

Em 18 de novembro de 2020, a Dysgu Educacional Ltda., subsidiária da Companhia, celebrou um Contrato de Compra e Venda de Participação Societária e Outras Avenças e demais instrumentos conexos, visando a aquisição do controle societário da MEDROOM, empresa de base tecnológica (startup) líder no Brasil no desenvolvimento de soluções em tecnologias imersivas (Realidade Virtual – RV e Realidade Aumentada - RA) para educação médica.

Também em 2020, foi inaugurado o Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, fundado pela HSM e a SingularityU Brazil. O hub oferecerá para as startups programas de desenvolvimento de negócios que incluem conexão com grandes empresas, mentoria, espaço de trabalho, programas da SingularityU Brazil, acesso à rede global da Singularity University e a programas específicos realizados internamente com startups e grandes corporações.

Em novembro de 2020, foi celebrado um contrato de aquisição dos ativos e operações do Grupo Laureate no Brasil (“Transação”), com total alinhamento com nosso posicionamento de alta qualidade, com a tradição e origem de nossas marcas e gozam de sólida reputação em seus respectivos mercados. A operação foi condiciona à aprovação pelo CADE. 

Em 21 de janeiro de 2021, após 10 meses atuando sob co-gestão, exercemos em o direito de aquisição da titularidade da mantença sobre a UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL. Com o fechamento da transação, a Universidade UNISUL passou a ser mantida pela Ânima Educação.

Em 30 de abril de 2021 adquirimos 100% das cotas do CENTRO EDUCACIONAL DE FORMAÇÃO SUPERIOR LTDA - CEFOS (“CEFOS”), mantenedora das FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS e FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS. As Faculdades Milton Campos (as Faculdades) são instituições particulares de ensino superior, localizadas em área nobre da região metropolitana de Belo Horizonte-MG. Criada em 1972 por iniciativa de duas dezenas de juristas, professores da UFMG, advogados e outros profissionais liberais, a Faculdade de Direito nasceu com o objetivo de instituir em Minas Gerais um curso de Direito que oferecesse ensino jurídico de alta qualidade e desse aos alunos condições de refletir sobre o exercício profissional e contribuir para seu aperfeiçoamento. As Faculdades possuem 3 cursos autorizados, sendo destaque o curso de Direito, que possui 801 alunos (do total de 1.082 alunos da IES). Autorizado em 1975 e com 374 vagas anuais autorizadas, o curso é considerado entre os melhores do país, com conceito de curso nota máxima (5), de acordo com o Ministério da Educação, sendo o primeiro colocado na aprovação da OAB em Minas Gerais e o 5º no Brasil entre as instituições privadas, diferenciando-se pela alta qualidade do ensino e do corpo docente.

Em 12 de maio de 2021 a aquisição de todos os ativos brasileiros do Grupo Laureate foi aprovada, sem restrições, pela Superintendência Geral do CADE, tendo referida decisão transitado em julgado e, portanto, se tornado definitiva, nesta data. Conforme pactuado, superada a condição suspensiva da aprovação pelo CADE, o fechamento final da transação com a integração das atividades dos ativos brasileiros da Laureate que se tornaram de titularidade do grupo Ânima Educação aconteceu no dia 28 de maio de 2021, o mesmo ocorrendo com os ativos que transferidos, na mesma data, pela Ânima Educação ao fundo Farallon.

A atuação em geografias complementares e relevantes é mais uma das características desta operação. A aquisição nos permitiu expandir a presença em mercados que correspondem atualmente a 75% do total de matrículas no ensino superior brasileiro. Além disso, a Companhia passou a contar com novas vagas de Medicina em cidades importantes do País, o que tornou a Companhia um grupo educacional ainda mais destacado nesse segmento no país, como a segunda maior representante do país em número de alunos e vagas de medicina, e a de melhores indicadores do MEC, entre todas as grandes empresas desse segmento. As marcas diferenciadas, em localização privilegiada e complementar, a significativa ampliação da atuação no segmento da educação médica, somadas a um amplo leque de sinergias potenciais, tornaram essa operação uma oportunidade única de ampliação de nosso propósito, escala e impacto na sociedade.

Em 7 de julho de 2021 celebramos um contrato que resultou na aquisição de parte das ações ordinárias e preferenciais da Gama Academy (“Gama Academy”), uma plataforma digital para formação de habilidades tecnológicas, com a aquisição total concluída em 2023. A Gama Academy é uma Edtech, que seleciona e capacita profissionais na área de tecnologia.  

Em 29 de novembro de 2021, anunciamos um grande passo para a nossa vertical de medicina, a Inspirali, com  a criação de uma aliança estratégica, por meio de um Acordo de Investimentos com a DNA Capital Consultoria Ltda. e fundos de investimentos em participações sob sua gestão (“DNA Capital”), que resultou em um investimento de R$1,0 bilhão, em 31 de março de 2022, na INSPIRALI S.A. (“Inspirali”), subsidiária da Ânima Educação, e a uma participação correspondente da DNA Capital na Inspirali equivalente a 25,0% de seu capital social total e votante.

No dia 30 de novembro de 2021, assinamos, por meio da controlada, Inspirali, um contrato, em que celebramos uma transação, que resultou na aquisição do IBCMED, uma plataforma digital para a formação de pós-graduação de profissionais de saúde, além de uma opção de aquisição da totalidade da participação na sociedade até o final de 2026. O IBCMED foi fundado em 2015, com objetivo de capacitar profissionais da área médica através de cursos de pós-graduação lato sensu e já é uma referência nacional na educação médica continuada.

Em 8 fevereiro de 2022 a Ânima Educação e a Telefônica Brasil firmaram um contrato de investimento para a constituição de uma joint-venture na área de educação, a Vivae, que têm por intuito operacionalizar uma plataforma digital de educação com cursos livres de capacitação, em plataforma digital, com foco em educação continuada e empregabilidade em áreas como, por exemplo, Tecnologia, Gestão, Negócios e Turismo.


Dias atuais | Com um importante passo de estruturação de governança corporativa, em 27 de julho de 2023 a Inspirali, a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) concedeu à Inspirali Educação S.A. (“Inspirali”) o registro de emissor de valores mobiliário na categoria “B”. Esse registro permite à Inspirali acessar o público em geral por meio de emissões de títulos de dívida e foi realizado para fins de cumprimento de obrigação contratual assumida pela Inspirali no âmbito da 1ª Emissão de Debêntures de 29 de março de 2022.